SINTE/RN Alertou para o Impacto Negativo da Eliminação das Eleições de Diretores Escolares, através de parecer entregue a Câmara de Santa Cruz pelo Vereador Paulo César Bejú.

Na mais recente sessão da Câmara Municipal de Santa Cruz, uma decisão polêmica tomou o centro do palco, com sérias preocupações sendo levantadas pela comunidade educacional. O projeto de lei em questão propunha a eliminação das eleições para diretores escolares, mas o que mais gerou debate foi a forma como o parecer apresentado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), por meio do vereador Paulo César Bejú, foi tratado com desprezo pelos vereadores de situação na casa legislativa.

O SINTE/RN havia preparado um parecer minucioso que delineava suas profundas inquietações em relação ao projeto de lei encaminhado pelo Executivo Municipal. Neste parecer, o sindicato fez questão de enfatizar que a aprovação desse projeto seria um retrocesso marcante no que tange à gestão escolar, com implicações diretas na comunidade educacional e na qualidade do ensino do estado.

Uma das principais críticas levantadas pelo SINTE/RN é a importância das eleições para diretores escolares como ferramenta fundamental para promover a democracia na escolha dos líderes das instituições de ensino. Essas eleições proporcionam voz ativa aos professores, pais e alunos na seleção dos gestores das escolas, garantindo uma abordagem mais inclusiva e representativa para a gestão escolar.

O sindicato também alerta que a eliminação das eleições para diretores escolares poderia abrir espaço para indicações políticas e influências externas nas escolas, o que comprometeria seriamente a autonomia das instituições de ensino e, por consequência, a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

A aprovação do projeto de lei sem uma discussão adequada provocou questionamentos sobre a transparência e a participação democrática no processo legislativo local. Muitos membros da comunidade educacional e seus apoiadores argumentam que a aprovação apressada do projeto ocorreu sem uma análise adequada das implicações para o sistema educacional do estado.

Veja abaixo o parecer do SINTE/RN

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